Busca de Filmes
Critérios e alcance. Ou: O que é um filme baiano? Os critérios para inclusão de produções audiovisuais no projeto Filmografia Baiana são:
  • Ter sido realizado por companhias produtoras (ou produtores) radicadas na Bahia
  • Ter sido apresentado em exibições públicas.  
Serão documentados produtos audiovisuais, independente do:
  • suporte (35mm, 16mm, Super-8, vídeo, formatos digitais etc.);
  • gênero (ficção, não-ficção, experimental, animação, cine-jornal etc.);
  • duração (curtas e longas-metragens);
  • valor artístico e/ou comercial.  
Não estão incluídos: filmes institucionais, trabalhos de publicidade e telejornalismo, bem como a produção audiovisual doméstica. Consideramos que videoarte, videoclipes ou os chamados “TV movie” fazem parte da Filmografia Baiana, mas não realizamos uma pesquisa específica para localizá-los e catalogá-los. Uma etapa posterior do projeto dará conta dessas produções.

Quem define o que é um filme baiano?

Somos muitas vezes questionados sobre o que seria um filme “baiano”. Filmes de diretores baianos? Filmes rodados na Bahia? Filmes de “temática baiana”? Este seria um campo vasto de discussão, se pensamos em questões identitárias. Mas o foco do nosso trabalho é a documentação filmográfica – análoga à documentação bibliográfica – e, neste contexto, a padronização de critérios de catalogação é fundamental.

No seu “Glossário de termos filmográficos”, a FIAF – Federação Internacional de Arquivos Filmográficos determina os identificadores básicos de um filme e entre eles encontramos o “País de origem, nacionalidade de origem”, definido como: “País no qual está domiciliada a empresa ou pessoa que produz um filme. No caso de uma co-produção internacional, devem ser enumerados todos os países participantes.” É esta definição, utilizada na Filmografia Brasileira, que adotamos no projeto Filmografia Baiana.

Em casos onde não existam definições aceitas por todos, procuramos seguir a Cinemateca Brasileira. Por exemplo, assim como na Filmografia Brasileira, só classificamos os filmes como curtas (até 59’) ou longas (a partir de 60’).