Busca de Filmes
Objetivos

Nossos três principais objetivos estão intimamente interligados. São eles:

  • Incentivar as pesquisas sobre a história do cinema e vídeo realizados na Bahia;
  • Divulgar (e valorizar) a produção audiovisual baiana;
  • Preparar o fundamento para definição de uma política de preservação do acervo audiovisual do estado.

Ao denominar a segunda etapa do projeto de "Memória Viva", quisemos enfatizar a importância de se constituírem "lugares de memória" para o cinema baiano, entendendo a memória como dinâmica, reinventada no contato constante com o presente e o cotidiano. Ou seja, é preciso que haja meios de registro e catalogação das produções baianas, para que sua história possa ser contada e sua permanência na memória coletiva impeça o esquecimento, que compromete inclusive a existência dos próprios filmes.

As informações catalogadas na Filmografia Baiana podem ser usadas como base tanto para pesquisas posteriores, como também para alimentar o banco de dados da Cinemateca Brasileira, melhorando, assim, a representação baiana na história do cinema do Brasil. São parte importante do projeto o treinamento de estudantes para a documentação filmográfica de acordo com as normas e padrões internacionais e um levantamento de fontes sobre o audiovisual baiano (também disponível aqui). Todas as fontes utilizadas estão devidamente creditadas nas páginas dos filmes.

Além de servir como base para pesquisas e preservação, o site do projeto é também um meio eficiente para a difusão do audiovisual baiano. A utilização de um banco de dados (que pode ser permanentemente atualizado e absorver tanto os resultados de pesquisas posteriores como também as futuras produções de cinema e vídeo) e da Internet (pela sua crescente acessibilidade) devem ser vistos neste contexto. Através do sistema de buscas do site, as informações sobre a produção audiovisual da Bahia estarão facilmente disponíveis para os interessados.