Busca de Filmes
Histórico do projeto: O que fizemos? Para onde vamos?

100 anos de cinema baiano não podem ser pesquisados e catalogados de uma vez só, por isso este é um projeto pensado a longo prazo. O site permanecerá ativo por muitos anos e será gradativamente ampliado. A documentação da Filmografia Baiana vai sendo desenvolvida de forma modular; ao final de cada etapa vamos disponibilizando os dados ao público.

O primeiro passo, dado em 2008, foi o Mapeamento da Filmografia Baiana . Nesta etapa, realizamos o trabalho de prospecção propriamente dito, coletando informações básicas sobre os filmes a partir, principalmente, de pesquisas realizadas em catálogos de festivais e mostras.

Na segunda fase (2010), que chamamos de Filmografia Baiana: Memória Viva!, trabalhamos prioritariamente com as fontes primárias, ou seja, os filmes. Com isso, demos início ao trabalho de atualização e aprofundamento da pesquisa feita no Mapeamento. Agora os interessados terão acesso aos créditos principais dos filmes, sinopse, fotos etc.

Pretendemos aprofundar a pesquisa no futuro, trabalhando com os seguintes módulos:

1. Filmes em Super-8;
2. Filmes em 16mm;
3. A produção de cinema e vídeo de 1990-2004 (independente do suporte);
4. O cinema na primeira metade do século XX (1910-1958);
5. Videoarte/videoclipes;
6. Abordagens biográficas (assim poderíamos catalogar a obra de diretores baianos e incluir os filmes que não foram produzidos na Bahia. Importante, p.ex., no caso de Glauber Rocha, Roberto Pires, Olney São Paulo, Geraldo Sarno, Orlando Senna etc).

O apoio e a reação entusiasmada de realizadores, produtores, professores, estudantes e cineclubistas com a primeira etapa do projeto Filmografia Baiana sublinham a necessidade de ações como as que propomos aqui.