O Mapeamento da Filmografia Baiana teve como objetivo apresentar uma visão geral sobre a produção baiana de cinema e vídeo. Fizemos um trabalho de prospecção da produção audiovisual do estado e registramos informações básicas sobre a maior quantidade possível de filmes produzidos na Bahia.
De agosto a novembro de 2008, duas pesquisadoras e uma estagiária coletaram informações partindo de:
1.Base de Dados FB (Filmografia Brasileira) e Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira-SP;
2.Literatura contemporânea e histórica sobre o cinema baiano;
3.Informações enviadas por produtoras e realizadores.
Além disso, fizemos uma pesquisa sistemática em alguns Festivais e Mostras, especialmente:
4.Catálogos das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-2008);
5.Arquivos do Festival de Vídeo a Imagem em 5 Minutos (1994-2008);
6.Arquivos do projeto “Quartas Baianas” (2004-2008);
7.Catálogos da Mostra Cinema Conquista (2004-2008).
A carência de dados nesta área era tão grande que, quando iniciamos o trabalho, não sabíamos nem mesmo o alcance exato da pesquisa. No sentido de tentar documentar o maior número de filmes, consideramos mais produtivo abrir mão, num primeiro momento, do registro dos créditos completos dos filmes. Foi uma visão pragmática, orientada por experiências internacionais, como (p. ex.) o projeto de documentação da Filmografia Alemã, e que se mostrou providencial.
O Mapeamento da Filmografia Baiana teve um alcance bem maior que o esperado e o seu objetivo principal – disponibilizar gratuitamente informações básicas sobre a maior quantidade possível de filmes produzidos no estado – foi plenamente alcançado.
Foram cadastrados 1.412 filmes, desde o pioneiro “Regatas na Bahia” (Diomenes Gramacho e José Dias da Costa, 1910) até as obras mais recentes, como “Cães” (dirigido por Adler (Kibe) Paz e Moacyr Gramacho, bisneto de do pioneiro Diomedes), que tinha acabado estrear 41° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em novembro 2008.
Dados básicos registrados e disponibilizados no site da Filmografia Baiana na primeira etapa do projeto:
a. Título original / títulos alternativos
b. Categoria (ficção, documentário, animação, experimental, cine-jornal, videoarte)
c. Informações sobre o material original: suporte, cor, metragem/duração, etc.
d. Ano de lançamento
e. Diretor (a)
f. Companhia(s) produtora(s)
g. Contato dos realizadores ou produtores (essa informação será disponibilizada mediante previa autorizado pelos mesmos)
h. Fontes utilizadas.
A primeira fase do projeto foi financiada pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia (demanda espontânea). Os dados pesquisados formaram uma base consistente para um aprofundamento posterior e nos permitiram dimensionar com exatidão as próximas etapas do projeto.