Busca de Filmes
FILHOS DE JOÃO, O ADMIRÁVEL MUNDO DOS NOVOS BAIANOS (2009)
Créditos
Longa-metragem, Sonoro, Não-ficção
Material original: 35mm, cor, 75'

Origem: Salvador (BA)
Estréia: Brasília-DF (42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro)


Direção: Henrique Dantas

Companhia(s) produtora(s): Hamaca Filmes
Companhia(s) co-produtora(s): DocDoma Filmes
Produção executiva: Henrique Dantas
Direção de produção: Solange Lima

Roteiro: Bau Carvalho, Henrique Dantas

Fotografia: Hans Herold

Som: Nicolas Hallet

Montagem : Bau Carvalho, Henrique Dantas

Música original : Roberto Barreto, Novos Baianos

Elenco:
Entrevistados:
Tom Zé, Orlando Sena, Rogério Duarte, Mário Luiz Tompsom de Carvalho, Solano Ribeiro, Joildo Góes, Nonato Freire e Armandinho. E os integrantes do grupo: Moraes Moreira, Galvão, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi, Didi Gomes, Jorginho Gomes, Gato Félix, Bola Moraes (em memória) e Charles Negrita.

Fontes: Catálogo do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro ( 2009); Catálogo do VI Panorama Internacional Coisa de Cinema (2010); Henrique Dantas.


Imagens
SINOPSE

Sinopse: O filme traça um rico panorama da Música Popular Brasileira dos anos 60 e 70, através do revolucionário e inovador grupo musical Novos Baianos. Particularmente, trata da influência de João Gilberto sobre os rumos musicais do grupo e da importância do mesmo para o aprimoramento da música tocada e composta por eles. Traz uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado durante algum tempo e a influência sobre os resultados no trabalho. Temas como contracultura, carnaval do Brasil, cinema, tropicalismo, ditadura militar, dentre outros, circulam em torno das vivências do grupo, trazendo necessárias e importantes reflexões para a compreensão da cultura contemporânea no Brasil. O filme traz raros e inéditos materiais de arquivos, MPB da melhor qualidade e participações especiais de Tom Zé, Rogério Duarte, Orlando Senna, entre outros (Catálogo do 42º Festival de Brasília).
Mais informações
Prêmios: 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - 2009: Melhor Filme Longa-Metragem em 35mm - Prêmio Especial do Júri; Melhor Filme Júri Popular; Prêmio Exibição TV Brasil
Links: Site oficial: www.filhosdejoao.com.br